Foto: Reprodução
Deputado André do Premium Destacou Projeto de Lei para Melhorar Atendimento ao Consumidor. Segundo a proposta, apresentada pelo deputado Andre do Premium (Avante), “ocorre que, com o advento da inteligência artificial, o consumidor, quando entra em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), por vezes se depara com uma gravação prévia que direciona o chamado para um rol de opções programadas, não existindo a possibilidade de atendimento por meio de atendente da própria prestadora de serviços”.
Ainda segundo o autor, isso implica em prejuízo ao consumidor, tendo em vista a impossibilidade de contato logo de início, na busca do atendimento aos mais variados tipos de serviços como: internet, TV a cabo, plano de saúde, bancos, água, luz, entre outros.
O legislador cita que a medida garantirá um atendimento humanizado, por exemplo, nas prestações de serviços públicos, em que concessionárias e permissionárias devem zelar pelo atendimento adequado aos usuários, respeitando os direitos do consumidor estabelecidos em lei.