Foto:Reprodução
De acordo com a SSP, o DF obteve uma redução criminal notável de 23% durante as festividades carnavalescas, com um destaque positivo: nenhum registro de morte foi feito durante os eventos.
As demais ocorrências, totalizando 33%, estão relacionadas aos crimes contra o patrimônio, dividindo-se em diversas modalidades, incluindo furto de veículos, receptação, furto e roubo à transeunte, furtos diversos e no interior de veículos, estelionato e furto mediante fraude.
A Polícia Militar do DF (PMDF) desempenhou um papel fundamental na manutenção da ordem pública, resultando na apreensão de dez armas brancas. Essas ações resultaram na assinatura de termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) pelos autores. Além disso, a PMDF registrou 32 TCOs, correspondendo a 76% do total, por posse de entorpecentes.
No que diz respeito ao trânsito, as autoridades intensificaram as operações de fiscalização, visando garantir a segurança dos condutores e pedestres.
A PMDF autuou 375 motoristas por alcoolemia e 707 por uso de celular ao volante. Além disso, foram realizadas quatro apreensões de entorpecentes durante as operações.
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) também desempenhou um papel fundamental na fiscalização, realizando 1.515 abordagens. Dentre essas abordagens, foram feitos 1.250 testes de etilômetro, resultando em 95 autuações por alcoolemia. Além disso, foram registrados 22 flagrantes de motoristas sem habilitação e 83 remoções de veículos, sendo 24 motociclistas notificados por alterar os escapamentos.